Talvez você já tenha ouvido a palavra alguma vez mas não saiba exatamente do que se trata, ou talvez você já tenha pesquisado tudo sobre esse assunto. O fato é que ainda existem dúvidas sobre o que realmente faz uma doula e qual é a sua função na vida da gestante.
A palavra doula vem do grego e significa "aquela que serve". Em tempos modernos, isso corresponde a uma profissional que acompanha a mulher durante toda a gestação, o parto e o pós-parto.
No Brasil, são cerca de 2000 mil mulheres exercendo essa ocupação. A profissão ainda não é reconhecida e a formação não precisa ser na área de saúde, o que pode deixar pouco claros os limites dessa atuação.
Basicamente, uma doula esclarece a gestante sobre o parto, a tranquiliza sobre a gestação, orienta sobre a amamentação e pode estar presente na maternidade, no momento do nascimento.
A relação das doulas com os médicos obstetras ainda é um pouco controversa. Alguns aceitam essa "assessora" da gestante sem problemas, outros são mais radicais e acham que essas profissionais podem interferir na dinâmica da gestação e do parto.
Não é de hoje que as gestantes sentem a necessidade de auxílio para aplacarem as suas dúvidas e ansiedades e, é fato que os tempos atuais oferecem mais informação sobre a possibilidade de viabilizar essa ajuda. No entanto, é preciso informar-se sobre a qualificação dessa profissional e o tipo de relação que ela estabelecerá com a gestante, a famíllia e a equipe de saúde que acompanha essa gestação, a fim de que a sua atuação agregue real valor a esse período da vida da mulher.
Nenhum comentário:
Postar um comentário