Seguimos com a segunda parte do nosso especial sobre nutrição na gravidez:
P:O que as gestantes devem priorizar em sua dieta alimentar?
R: Equipe Escolha Certa Funcional:
As gestantes devem ter um ganho de peso adequado calculado individualmente e devem retirar da sua alimentação possíveis alimentos alergênicos que deixariam seu sistema imunológico enfraquecido. As necessidades nutricionais são maiores, mas é fundamental o fornecimento de nutrientes específicos para cada fase da formação do feto.
No geral, elas devem priorizar o consumo de fontes de ácido fólico, vitamina A, cálcio, ferro e zinco, essenciais para formação dos tecidos fetais e aumentar a ingestão de ômega 3, importante para o correto desenvolvimento de estruturas do cérebro e retina.
P: A mulher que já inicia a sua gestação acima do peso pode se submeter à dieta?
R: Drª Aline Nascimento - personal diet:
A mulher que já está acima do peso pode se submeter a dieta sim, mas não com intuito de emagrecimento, e sim para evitar o ganho de peso durante a gestação, mantendo sempre uma alimentação equilibrada e balanceada.
P: É verdade que a gestante deve "comer por dois" ?
R: Drª Aline Nascimento - personal diet:
Não, não há necessidade de comer por dois e sim consumir nutrientes por dois. Essa ideia de que gestante tem que comer por dois está totalmente inadequada. O ganho de peso excessivo na gestação está relacionado com o nascimento de bebês muito grandes, diabetes gestacional, aumento da pressão arterial durante a gestação e/ou parto e, em alguns casos, a necessidade de parto cirúrgico.
Aguardem a 3ª e última parte do nosso especial de nutrição na gravidez.
Nenhum comentário:
Postar um comentário