17.2.12

Família e amigos podem "atrapalhar" no pós-parto?

Entende-se como pós-parto o período que compreende o nascimento do bebê até cerca de oito semanas posteriores a esse evento.  O pós-parto imediato abrange os primeiros dez a quinze dias de vida do recém-nascido, sendo essa época qualificada como a mais "estressante" para a maioria das puérperas.  A fonte dessa tensão advém das expectativas de saber amamentar o bebê, cuidá-lo, ter seu tempo de descanso e sono reduzidos, passar por intenso reajuste fisiológico e hormonal e se "dar conta" da responsabilidade que é cuidar daquela pequena vida.  Não é pouco, certo?
Pois bem.  É justamente nesse período que todos àqueles que nos amam - com a melhor das intenções - diga-se de passagem, querem estar perto de nós e do bebê que chegou.  Seja para curtir o pequeno, ajudar a cuidar ou apenas opinar, é sempre maior o afluxo de pessoas nesse momento da vida da puérpera.
É claro que isso é cultural e socialmente aceito e visto como normal; afinal todos querem comemorar o nascimento de uma criança.  No entanto, é preciso estar atento aos excessos: de visitas, de cuidados e de conselhos.  A mamãe recente precisa descansar quando o bebê descansa.  Não adianta, no início é assim.  Também precisa estar segura com a amamentação, tendo paz e privacidade para realizá-la.  Essa mulher está mais vulnerável e frágil emocionalmente, por isso não se sentirá bem se todos lhe "bombardearem" de opiniões e sutis cobranças.
Assim, querida família e amigos: tenham paciência e sejam razoáveis com essa nova dupla que ora se ajusta.   Respeitem esse pós-parto imediato para poderem visitar mamãe e filhote e passem a convicção de que estão à disposição dessa família - mas sempre de olho nos limites.


Quer se informar ainda mais sobre a sua gestação e capacitar-se para cuidar da vida que em breve estará nos seus braços?  Então realize os nossos cursos para gestante e/ou participe de nossas atividades.
Futuro papai praticando os cuidados com o bebê
Nossos próximos blocos de cursos serão nos dias 25/02/12 (somente curso de gestante)  e 24/03/12 (todas as modalidades de cursos), sempre a partir das 14h no consultório Tijuca.

Como nossa proposta diferenciada em atendimento às gestantes e puérperas inclui aulas para pequenos grupos (no máximo 5 gestantes, casais ou duplas de mães com bebês), nossas atividades logo alcançam 100% de inscrições efetivadas.

Para garantir sua vaga nos cursos basta inscrever-se online por www.grupogestarte.com/agendamento.php   Lá você iráescolher e clicar no(s) subtítulo(s) correspondente(s) ao(s) curso(s) desejado(s), o que abrirá um formulário de inscrição, o qual deverá ser preenchido e enviado online.  A operação deverá ser repetida para cada curso desejado. 
Agendamentos para entrevistas de avaliação para psicoterapia, consultoria em amamentação e programa pós-parto também poderão ser realizadas pelo sistema acima, ou através de solicitação telefônica.

Para esclarecimentos adicionais, fiquem à vontade para entrar em contato pelo telefone (21)8896-0845, de segunda à sexta, das 11h e 30m às 19h e 30m, falar com Flávia Fernandes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário