26.11.10

Parto normal após cesariana é possível?


Algumas mulheres optam pela cesariana por medo ou desconhecimento. Geralmente, isso acontece com mais frequência na primeira gestação, pois a futura mamãe se sente mais insegura e suscetível a acatar a opinião dos que a cercam.
Na experiência clínica do Gestarte, percebemos que muitas mulheres, após optarem pela cesariana em sua primeira gravidez, desejam ter seus filhos por parto normal em suas segundas gestações. Essa ocorrência talvez se deva à constatação que muitas mulheres fazem de que teriam condições de ter seus filhos pelo método normal. Seja porque seus trabalhos de parto evoluíram bem, seja porque houve um arrependimento no caso de haver marcado uma cesariana com antecedência, ou ainda porque constataram que houve um pós-operatório que limitou um pouco o pós-parto. O fato é que é cada vez mais comum as mulheres em uma segunda gestação desejarem a possibilidade de passar pelo parto normal.
Pois bem, avaliemos a situação sob o ponto de vista médico. Segundo os especialistas, cerca de 50 a 80 por cento das mulheres podem passar por um parto normal, desde que respeitadas as seguintes condições:

- haja um intervalo mínimo de 18 a 24 meses entre uma gestação e outra;

- tenha ocorrido apenas um parto cesário anterior;

- a mulher entre espontaneamente em trabalho de parto;

- não haja a existência de qualquer fator de risco, tais quais: feto muito grande, cicatrizes uterinas, gestação múltipla anterior, rotura prematura das membranas entre outros aspectos avaliados pelo médico assistente.

Converse com seu médico se você se enquadra neste universo de mães veteranas esperançosas pelo parto normal.

Um comentário:

  1. oláá... Boa Tarde.
    Encontrei o seu blg no google e me interessei a respeito dos assuntos nele abordados, sou ENFERMEIRA e trabalho com saúde materno infantil em geral, planejamento familiar e outros assuntos.
    Desejo saber se há interesse em conhecer os meus trabalhos e posso passar-lhe o meu prospecto, deixo os meus telefones para possível contato.
    obrigada!!!

    9173-3265 e 8451-6097
    e-mail: vsoares_silva@ig.com.br

    ResponderExcluir