23.8.10
A saúde do feto x ansiedade na gestação
Um dos maiores motivos de ansiedade na gravidez é a realização dos exames ultrassonográficos.
É quase um paradoxo que constatemos os avanços da medicina nesse campo e também a ansiedade que a realização desses exames causa nos futuros pais.
A translucência nucal, exame de suma importância na avaliação do risco do feto apresentar alterações cromossômicas, é também aquele que representa a vivência de maior estresse nas famílias. Isso talvez ocorra porque uma vez constatado qualquer problema, as chances de intervenção para mudar o quadro são quase nulas. O que a maioria dos pais deverá fazer é começar a aceitar o diagnóstico - caso se confirme - e pensar em melhorar a qualidade de vida do seu filho.
Na experiência clínica do Gestarte, percebemos que até o nascimento do filho os pais ficam extremamente ansiosos e a futura mamãe quase não aproveita esse período tão especial que é a gravidez. Portanto, não se prenda a qualquer resultado que apresente um risco aumentado de um problema com o seu bebê. Na maioria das vezes o diagnóstico ruim não se confirma, já que esses exames trabalham com a probabilidade de algo não estar normal. No entanto, se estiver muito alarmada, converse com o seu médico sobre a possibilidade de realizar exames complementares e exponha a sua insegurança a ele. Não hesite também em procurar ajuda psicoterápica caso o seu nível de ansiedade esteja intolerável. Afinal, você deve receber toda a orientação para que esse período transcorra da melhor forma.
Marcadores: ansiedade, depressão, amamentação
aspectos psicológicos,
medicina obstétrica e fetal
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário