12.8.10

Saiba mais sobre o congelamento de óvulos

Quem deu uma olhada em nossa enquete, viu que ela aborda o assunto “congelamento de óvulos”, tópico muito em voga no que diz respeito à medicina reprodutiva. E você: já sabe que técnica é essa?
O primeiro procedimento desse tipo foi realizado em 1986. Desde essa época até bem pouco tempo atrás, a taxa de sucesso era baixa: cerca de 1%. Isso ocorria porque a técnica de congelamento utilizada tornava os óvulos, em sua maioria, inservíveis. Tal ocorrência se devia à formação de cristais de gelo no interior do óvulo, fato que inviabilizava a manutenção da qualidade reprodutiva dessa célula.
A pesquisadora italiana Eleonora Porcu revolucionou o procedimento adicionando uma etapa importante ao mesmo: a desidratação do óvulo antes do processo de congelamento. Dessa forma, as suas propriedades se mantinham e a taxa de sucesso em fertilizações futuras passou de um para até quarenta por cento.
As principais indicações para a utilização da técnica são história familiar de menopausa precoce, mulheres submetidas a tratamentos oncológicos e diminuição da fertilidade pelo avanço da idade.
Em um mundo em que os avanços da biotecnologia parecem ser ilimitados, cabe a nós, mulheres termos o bom senso de eleger motivos plausíveis - os quais envolvem aspectos afetivos, éticos e biológicos – ao decidir por procedimentos dessa natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário