4.7.10

Notícia: estudo correlaciona inseminação artificial a maior risco de malformação em bebês

Que a inseminação artificial é responsável por um aumento de gestações múltiplas, muitos já desconfiavam. Por outro lado, a notícia de que essa técnica pode aumentar a probabilidade de bebês com malformações, é desconhecida da maioria das pessoas. Essa constatação é o que cientistas franceses vêm pesquisando desde 2003. Eles afirmam que o índice de malformações em bebês gerados por inseminação artificial é de 4,24%, enquanto esse percentual na população geral não ultrapassa 3%.
As causas ainda não foram esclarecidas, mas poderiam ter a ver com as etapas que envolvem todo o processo em laboratório, as quais incluem o meio usado para a cultura do embrião, a transferência do mesmo e o próprio congelamento dos óvulos.
Ainda que o sonho da maternidade nos dias atuais pareça não ter limites, é preciso levar em conta os riscos e os benefícios de procedimentos artificiais, seja pelo aumento de gestações múltiplas e o conseqüente incremento da chance de partos prematuros, seja pela postergação da maternidade e suas implicações psicossociais; o fato é que estamos diante de dilemas que exigem uma ponderação adequada e que leve em conta aspectos positivos e negativos sem qualquer temor.
Para ler a matéria completa sobre esse estudo, clique no título do post.
Fonte: BBC Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário