1.7.10
Canto do pensamento: a obra de D. W. Winnicott - contribuições para a maternidade e infância
Donald Winnicott foi um pediatra e psicanalista oriundo da Escola Inglesa, a qual tem como principal referência Melanie Klein. Apesar da grande influência sofrida por essa importante teórica, Winnicott abriu caminho para novos e revolucionários conceitos para a psicanálise infantil e relação mãe-filho. São dele a ideia de objeto transicional e a crucial importância do brincar como principal canalizador das ansiedades infantis tais quais o medo da separação e aquelas que são fruto dos sentimentos de amor ou ódio em relação aos objetos amados (mãe e pai, prioritariamente).
Como médico e psicanalista, aproveitou ao máximo a situação de consultório para organizar suas ideias acerca desses temas, com uma experiência extraordinária de casos ao longo de sua carreira.
D.W. Winnicott nos deixou em 1971, mas o seu legado influenciou dezenas de companheiros contemporâneos a ele e contribuiu até para estudos sobre o apego.
Ainda que seja um livro algo técnico, a leitura de "Explorações Psicanalíticas" no qual o autor discorre sobre seus principais conceitos, é bastante enriquecedora para pais ou aspirantes à essa condição.
Marcadores: ansiedade, depressão, amamentação
canto do pensamento
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário