16.7.10

Gêmeos: e agora?


A gestação traz muitas surpresas e, além das previsíveis como o sexo do bebê, a posição em que ele se encontra, volta e meia uma futura mamãe se depara com a notícia de que está grávida de gêmeos. A ocorrência de gestação gemelar na população geral chega a quase 1,5%; no entanto, na era da reprodução assistida, esse número pode atingir 30%, quando o casal se utiliza dessa técnica.
Pais e mães tendem a projetar as suas idealizações na figura de um único indivíduo, o que é normal, uma vez nosso aparato mental trabalha sobre a construção da identidade de um novo ser. Talvez, daí o costume ainda comum de padronizar os gêmeos e tentar "unificar" as suas aparências, vestimentas e comportamentos. Mas, ainda que criados sob um mesmo contexto familiar, gêmeos idênticos apresentam atitudes e temperamentos bem diferenciados.
Por isso, se você tiver a bela notícia de que irá ser mãe de gêmeos, comece a se trabalhar para recebê-los como pessoas que possuirão características diversas e procure não compará-los. Seus filhos gêmeos desenvolverão mais autconfiança e, muito provavelmente, haverá uma relação verdadeiramente fraterna entre eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário