20.2.10

Ansiedade na gravidez: últimos dias antes do parto

Nos dias que antecedem o nascimento da criança, a ansiedade é consciente e engloba o receio de morte no parto, a possível dor em um parto traumático, o filho portador de algum problema e a eventual morte da criança. Nesse período mais crítico, são comuns as queixas de não perceber mais os movimentos do feto por um dia inteiro, fato que aumenta a angústia da mãe. Na verdade, o que ocorre é a não percepção dos movimentos, uma vez que, em virtude do estado ansioso, a mulher involuntariamente contrai a musculatura pélvica, o que leva à imobilização da criança.
Estar atenta ao aumento da ansiedade e ter o suporte adequado da família e da equipe de saúde que a acompanha, é fundamental para a gestante nesse momento. Um bom manejo desse contexto psicológico sinaliza um parto sem maiores intercorrências.

Um comentário:

  1. at first thought about this a lot of anxiety experienced by pregnant women, but after what happened to my wife I'm convinced it's absolutely true, thanks for the blog and congratulations, bye.

    ResponderExcluir