10.6.14

O trauma do parto difícil

As mães de primeira viagem tendem a idealizar vários aspectos da gestação, do parto e do pós-parto.  Esse comportamento é esperado e pode observado sempre que depositamos muita expectativa em algum projeto.  Dessa forma, a mulher que gesta pela primeira vez deseja que seu parto seja coroado de êxito.  Algumas têm pavor de experimentar dor e só se sentem seguras quando marcam seus partos.  Outras, ao contrário, desejam um parto pleno, onde todas as etapas do processo sejam vivenciadas.  Como na vida não podemos ter o controle sobre todas as ocorrências, não é recomendado agarrar-se a certezas sobre como será o parto.  Podemos trabalhar com previsões e possibilidades.  Somente isso.  No curso de um trabalho de parto, algumas ocorrências podem levar o obstetra a tomar decisões que não foram pré acordadas.  No entanto, isso é feito para garantir a segurança da mãe e do seu bebê.
Na prática clínica, vemos que muitas mulheres têm dificuldade em superar um imprevisto que tenha ocorrido em seu primeiro parto.  Inclusive, algumas relutam em engravidar pela segunda vez por medo de passar por uma experiência ruim.
Com os avanços da medicina e o enfoque humanizado sobre a gestação e o parto, é possível superar esse receio e caminhar para uma nova experiência de dar à luz a uma vida sem traumas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário