5.7.12

Livre demanda em amamentação: o que significa?

As futuras mamães já devem ter ouvido a  expressão "livre demanda" quando se fala em amamentação nos primeiros meses de vida do bebê.  Algumas também ficam assustadas com a possibilidade de serem "escravizadas" pelo filhote, uma vez que livre demanda significa oferecer o seio à criança sem restrições de intervalos fixos entre as mamadas.
A fim de esclarecer dúvidas e apaziguar os medos das gestantes, disponibilizamos algumas informações que julgamos necessárias sobre a livre demanda:
- principalmente no primeiro mês de vida do bebê, o seio materno representa mais do que uma fonte de alimento.  É ele que dá aconchego, segurança, calor e afeto.  Portanto, é natural o bebê querer estar junto ao seio somente para ser aconchegado pela mãe.  Faz parte do desenvolvimento neuropsicológico da criança;
- com o passar do tempo, naturalmente, os intervalos entre as mamadas ficarão mais previsíveis;
- é muito importante que a mãe não tente impor intervalos fixos entre as mamadas, pelo menos durante os dois primeiros meses de vida da criança;
- durante o período de amamentação exclusiva é o leite materno que supre todas as necessidades nutricionais e de hidratação do bebê, portanto, em dias mais quentes é possível que ela queira mamar mais e vice-versa.  Inclui-se nisso a autoregulação da glicose no organismo da criança, a fim de evitar quadros de hipoglicemia.  Assim, o ato de mamar também é uma forma de proteger o organismo dessas situações.
A natureza é sábia e, com o passar do tempo, haverá uma rotina mais ou menos previsível de mamadas.  Você que esperou ou está esperando nove meses para estar com o seu filho nos braços, poderá ter também a paciência de respeitá-lo durante o período de aleitamento, uma vez que essa experiência será fundamental para a saúde física e mental de ambos: mãe e filho.

Quer saber mais sobre esse e outros assuntos do mundo da gestação e puerpério?  Então inscreva-se em nossos cursos e/ou serviços!

INSCRIÇÕES PARA OS CURSOS E SERVIÇOS DO GESTARTE:

Nosso próximo bloco de cursos será no dia 11/08/12, a partir das 14h (curso de gestantes, shantala para gestantes e shantala para mãe com bebê). Como nossa proposta diferenciada em atendimento às gestantes e puérperas inclui aulas para pequenos grupos (no máximo 5 ou 6 gestantes, casais ou duplas de mães com bebês), nossas atividades logo alcançam 100% de inscrições efetivadas.
Para garantir sua vaga nos cursos basta inscrever-se online por www.grupogestarte.com/agendamento.php
Lá você irá escolher e clicar no(s) subtítulo(s) correspondente(s) ao(s) curso(s) desejado(s), o que abrirá um formulário de inscrição, o qual deverá ser preenchido e enviado online. A operação deverá ser repetida para cada curso ou atividade desejados.

OBS: EM JULHO DE 2012 FAREMOS RECESSO DE CURSOS. AS DEMAIS ATIVIDADES (PSICOTERAPIA, PROGRAMA PÓS-PARTO, CURSO DE GESTANTE EM DOMICÍLIO E CONSULTORIA EM AMAMENTAÇÃO) SERÃO OFERECIDAS NORMALMENTE ATÉ 19/07 COM RETORNO EM 01/08. TAMBÉM RECEBEREMOS NORMALMENTE OS FORMULÁRIOS DE INSCRIÇÃO PARA OS CURSOS E DEMAIS ATIVIDADES, BEM COMO SOLICITAÇÕES TELEFÔNICAS ATÉ 19/07/12, COM RETORNO EM 01/08/12.

Agendamentos para entrevistas de avaliação para psicoterapia, consultoria em amamentação, curso de gestante em domicílio ou para um casal/gestante em consultório e programa pós-parto também poderão ser realizadas pelo sistema acima, ou através de solicitação telefônica -(21)88960845 .

ATENÇÃO: EM 01/07/2012, NOSSOS SERVIÇOS SOFRERAM UM REAJUSTE MÉDIO DE R$10,00. A TABELA DE PREÇOS JÁ ESTÁ ATUALIZADA TANTO NO SITE www.grupogestarte.com/agendamento.php/ QUANTO NO BLOG .

Nenhum comentário:

Postar um comentário