29.4.12

Ora triste, ora feliz: tudo isso é possível na gestação - inclusive as duas coisas ao mesmo tempo!

Segundo breve extrato coletado no site da Wikipédia, ambivalência "é um estado de ter de forma simultânea, sentimentos conflitantes em relação a uma pessoa ou coisa. De outro modo, ambivalência é a experiência de ter pensamentos e emoções simultaneamente positivas e negativas para alguém ou alguma coisa. Um exemplo comum de ambivalência é o sentimento de amor e ódio para uma mesma pessoa.
A palavra "ambivalente" deriva do latim prefixo ambi, que significa "dois" e valência, que é derivado do latim valentia, significando "força".O termo foi proposto pelo psicanalista Eugen Bleuler (Vortrag über Ambivalenz, 1910) e foi depois redefinido por Freud."
Analisando as suas emoções, é possível que você já tenha experimentado uma postura ambivalente em relação a uma situação ou pessoa.  Muitas vezes, isso ocorre quando há uma carga emocional considerável envolvendo a questão.  Dificilmente experienciamos sentimentos ambivalentes por algo que nos seja indiferente ou neutro.  Portanto, a própria experiência da gestação já traz no seu cerne a possibilidade de ser vivenciada de forma ambivalente, vez por outra.
De um lado temos o desejo do tornar-se mãe, cuidar de alguém e desenvolver uma relação fortíssima com um ser humano.  Porém, se pensarmos que esses desejos podem também esbarrar no receio do fracasso, de não ser capaz de adaptar-se a essa mudança de vida e achar que o passo dado "foi grande demais", sentimos imediatamente um desconforto emocional.
Pronto: caracterizou-se uma vivência de sentimentos ambivalentes!  E o que fazer?  Negá-los, fugir deles, entrar em depressão por culpa?  Não, claro que não.  Tentar encará-los, olhar para eles, entendê-los e, se eles forem muito amedrontadores, dedicar um tempo maior para aprender a lidar com a ambivalência própria de todas as criaturas humanas.  Isso só a fortalecerá a tornar-se mãe....

INSCRIÇÕES PARA OS CURSOS E SERVIÇOS DO GESTARTE:

Nosso próximo bloco de cursos será no dia 19/05/12 (todas as modalidades de cursos: de gestantes, de shantala para gestantes e de shantala para mãe com bebê), a partir das 14h no consultório Tijuca. 

Como nossa proposta diferenciada em atendimento às gestantes e puérperas inclui aulas para pequenos grupos (no máximo 5 ou 6 gestantes, casais ou duplas de mães com bebês), nossas atividades logo alcançam 100% de inscrições efetivadas.
Para garantir sua vaga nos cursos basta inscrever-se online por www.grupogestarte.com/agendamento.php
Lá você irá escolher e clicar no(s) subtítulo(s) correspondente(s) ao(s) curso(s) desejado(s), o que abrirá um formulário de inscrição, o qual deverá ser preenchido e enviado online. A operação deverá ser repetida para cada curso ou atividade desejados.
Agendamentos para entrevistas de avaliação para psicoterapia, consultoria em amamentação, curso de gestante em domicílio e programa pós-parto também poderão ser realizadas pelo sistema acima, ou através de solicitação telefônica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário