9.9.11

Implicações psicológicas das gestações de fetos com anomalias

Todo casal que deseja a gestação sonha em conceber um ser humano perfeito, pleno de saúde.  Por isso, uma das maiores fontes de ansiedade dos futuros pais é em relação ao desenvolvimento fetal. 
O avanço dos recursos ultrassonográficos das últimas décadas permitiu maior precisão nas situações de risco que envolvem o feto e a mãe.
Consagrada pelos médicos e estudiosos da medicina fetal, o exame de translucência nucal é considerado um marcador importante para o rastreamento de cromossopatias.  Da mesma forma, a ultrassonografia morfológica, geralmente realizada entre a semana 22 e 24 de gestação, mostra-se significante para a detecção de problemas congênitos nos órgãos e estruturas ósseas do feto.
Ainda que tenhamos acesso a todos esses avanços da medicina, e até por eles existirem, a experiência de ansiedade que cerca a investigação da saúde do bebê tem aumentado para os futuros pais.  Podemos dizer que essa ansiedade atinge o seu pico em dois momentos: no período de realização dos referidos exames e às vésperas do parto.
No caso de pais que recebem a notícia - ainda na época da realização dos exames ultrassonográficos importantes - de que algo não vai bem com a saúde do seu filho, podemos dizer que dois contextos psicológicos se desenham:
- o de tristeza, que trabalhada, caminha para um processo de aceitação e enfrentamento ou;
- o de negação da situação em um primeiro momento, raiva e depressão.
Notem que a divisão acima não se dá didaticamente como o descrito, sendo importante ter em mente que situações adversas em relação à saúde do feto sendo enfrentadas de formas diversas pelos pais (adaptativa ou desadaptativamente), levam também a implicações psicológicas distintas (aceitação ou depressão).
O que vemos na clínica psicológica com gestantes é a necessidade de acompanhamento na área de saúde mental para essa mãe e esse pai.  O trabalho é feito ora individualmente com a gestante, ora com o pai e, eventualmente, com os dois juntos, no formato de um tratamento psicoterápico que se inicia com a confirmação do diagnóstico e perdura por cerca de dois a três meses após o parto.
Há que se considerar também o prognóstico que acompanha o problema detectado, o que só pode ser confirmado, às vezes, com o nascimento da criança.
Pais e mães naturalmente se sentem implicados em relação a tudo aquilo que envolve seus filhos.  Em uma situação como essa, uma enxurrada de sentimentos, muitas vezes conflitantes, invadem o casal.  Isso é esperado e normal ocorrer.  No entanto, não pode haver desamparo em relação às necessidades psicológicas e afetivas desses pais.  Por isso, o apoio psicológico e a intervenção psicoterápica visando o fortalecimento dos recursos emocionais da cada um é fundamental.


INSCRIÇÕES PARA OS CURSOS DE GESTANTE E DE SHANTALA DO DIA 17/09/11

Para solicitar a sua inscrição, peça o seu formulário enviando email para gestarteg@gmail.com, colocando no título do mesmo "SOLICITAÇÃO DE FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO EM CURSO (COLOCAR O CURSO OU O SERVIÇO QUE DESEJA), escrevendo no corpo do email seu nome completo, idade gestacional e telefone de contato. Se preferir, ligue para (21) 8896-0845, das 11h e 30m às 19h e 30m - falar com Flávia Fernandes, a fim de tirar as suas dúvidas.

Os cursos serão no dia 17/09/11, das 14h às 18h (14h às 16h - CURSO DE GESTANTE, das 16h às 17h - AULA DE SHANTALA PARA GESTANTE e de 17h às 18h - AULA DE SHANTALA DE MÃES COM BEBÊS), no bairro da Tijuca/RJ - Rua Conde de Bonfim, 229 Loja A - Térreo
Para saber mais sobre os tipos de serviços oferecidos pelo GESTARTE pesquise os subtítulos no canto superior direito do blog "CONHEÇA O MUNDO DO GESTARTE" e clique na(s) opção(ões) de serviço(s) que mais lhe interessa(m).

INSCRIÇÕES SERÃO ACEITAS ATÉ A VÉSPERA DOS CURSOS, DESDE QUE AINDA EXISTAM VAGAS

Um comentário:

  1. Um Este blog é uma representação exata de competências. Eu gosto da sua recomendação. grande conceito que reflete os pensamentos do escritor.

    ResponderExcluir